Brasil - Formado a comissão de seleção das obras construídas que representarão o Brasil na VIII Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo

Os arquitetos interessados em participar da pré-seleção têm até 15 de Março para enviar seus trabalhos. A lista final das obras brasileiras será encaminhada para a seleção internacional que vai ser efetuada por um júri de prestígio em Madrid no final de abril e divulgada em maio.

 

 

 Brasil tem formado a comissão de seleção das 10 obras construídas que representarão o país no Panorama de Obras da VIII Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo. A Bienal é uma iniciativa do Governo da Espanha para compreender a situação da arquitetura e do urbanismo na comunidade iberoamericana que celebrar-se-á na cidade de Cádis (Espanha) na segunda semana de setembro de 2012.

O Panorama de Obras é uma das competições da BIAU e seu objetivo é premiar as melhores as obras construídas na América Latina, Portugal e Espanha, projetadas por arquitetos, individualmente ou em equipe, cuja data final esteja entre 1 de janeiro de 2009 e 31 de dezembro 2011

A seleção das obras construídas que representarão o Brasil no Panorama de Obras será feita por uma comissão de seleção escolhida pelo delegado brasileiro da BIAU, Abilio Guerra. Cada membro da comissão (ver no final).será responsável por um Estado ou conjunto de Estados do Brasil, cabendo a ele pré-selecionar os projetos construídos em sua região e participar da seleção final das obras construídas que representarão o país na BIAU.

A lista final das obras brasileiras será divulgada e encaminhada para a seleção internacional que vai ser efetuada por um júri de prestígio em Madrid no final de abril e será divulgada antes de 15 de maio.

O prêmio consiste, para os autores das obras escolhidas pelo júri, em um diploma e em fazer parte da seleção dos trabalhos que constituem o Panorama Iberoamericano de Obras da VIII Bienal. Estes trabalhos serão incluídos na exposição e no catálogo correspondente.

Assim, o júri internacional selecionou os seguintes trabalhos brasileiros na VII BIAU, Medellín 2010: Centro Educativo Burle Marx- Inhotim, Brasil (Alexandre Brasil Garcia y Paula Zasnicoff Cardoso),  Hospital Sarah Rio (João da Gama Filgueiras Lima – Lelé), Ibere Camargo Museum, Porto Alegre, (Alvaro Siza Vieira), Museo do Pão-Moinho Colognese, (Brasil Arquitetura. Francisco de Paiva Fanucci y Marcelo Carvalho Ferraz), Box House (Yuri Vital) e Casa em Ubatuba (SPBR arquitetos. Angelo Bucci)

Poderão participar da seleção obras com o seguinte caráter: edificação, urbanização, renovação urbana, espaços públicos ou qualquer outra modalidade de arquitetura construída em qualquer cidade, região ou Estado do Brasil. Os projetos de arquitetos brasileiros construídos em outro país não poderão ser selecionados para representar o Brasil, mas, caso estejam situados em algum país ibero-americano, poderão ser selecionados pelos delegados do país em questão. Os projetos de arquitetos estrangeiros construídos no Brasil podem ser selecionados.

Os arquitetos interessados em participar da pré-seleção têm até 15 de Março para enviar seus trabalhos. Devem preparar um PowerPoint a partir de arquivo base fornecido pela organização (disponível aqui), contendo: uma página de abertura, com título da obra, local e data, memorial sucinto do projeto e ficha técnica com equipe; quatro páginas contendo fotos da obra e desenhos do projeto.

A Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo é uma iniciativa do Governo da Espanha para compreender a situação da arquitetura e do urbanismo na comunidade iberoamericana. As principais atividades da BIAU consistem em reconhecer carreiras profissionais e obras de arquitetura significativas; destacar as melhores publicações do setor; premiar as pesquisas mais destacadas ou as melhores ideias de estudantes. Tudo isso após uma seleção realizada por júris representativos em cada tema e que se poderá ver no catálogo e nas exposições correspondentes.

Regulamento da convocatória aqui

Consultas, dúvidas e perguntas:

Secretaria Permanente: Esta dirección de correo electrónico está protegida contra spambots. Usted necesita tener Javascript activado para poder verla.

Delegado brasileiro da BIAU: Abilio Guerra Esta dirección de correo electrónico está protegida contra spambots. Usted necesita tener Javascript activado para poder verla.

Comissão de seleção:

Luciana Guimarães TeixeiraEsta dirección de correo electrónico está protegida contra spambots. Usted necesita tener Javascript activado para poder verla.
Acre / Amapá / Amazonas / Pará / Rondônia / Roraima / Tocantins

Sonia MarquesEsta dirección de correo electrónico está protegida contra spambots. Usted necesita tener Javascript activado para poder verla.
Maranhão / Piaui / Ceará / Rio Grande do Norte / Bahia

Marcio Cotrim Esta dirección de correo electrónico está protegida contra spambots. Usted necesita tener Javascript activado para poder verla.
Paraíba / Pernambuco / Alagoas / Sergipe

Andrey Rosenthal SchleeEsta dirección de correo electrónico está protegida contra spambots. Usted necesita tener Javascript activado para poder verla.
Distrito Federal / Goiás / Mato Grosso / Mato Grosso do Sul

Carlos Moreira TeixeiraEsta dirección de correo electrónico está protegida contra spambots. Usted necesita tener Javascript activado para poder verla.
Minas Gerais / Espírito Santo

Cesar JordãoEsta dirección de correo electrónico está protegida contra spambots. Usted necesita tener Javascript activado para poder verla.
Rio de Janeiro

Maria Isabel VillacEsta dirección de correo electrónico está protegida contra spambots. Usted necesita tener Javascript activado para poder verla.
São Paulo

Fabio DuarteEsta dirección de correo electrónico está protegida contra spambots. Usted necesita tener Javascript activado para poder verla.
Paraná / Santa Catarina

Carlos Eduardo Dias ComasEsta dirección de correo electrónico está protegida contra spambots. Usted necesita tener Javascript activado para poder verla.
Rio Grande do Sul

Artic